5 de setembro de 2010

PTS como tira-gosto




Uma comida rápida e saborosa: proteína texturizada de soja (PTS) grande (do tipo "torresmo") frita como se fosse bife. Ótima para ser servida como tira-gosto ou para abrilhantar um almoço sem graça!




Hidrate a protéina de soja na água fervente (eu faço "no zóio", mas a proporção é de, mais ou menos, 3 xícaras de água para cada xícara de PTS). Assim que estiver macia (se quiser já dá pra comer assim), escorra e esprema a PTS (passe-a em água fria para não queimar as mãos), e vá jogando direto em uma frigideira já com o fogo (brando) aceso. Coloque um fio de óleo, sal, vinagre, molho shoyu e qualquer outro tempero que quiser, e vá mexendo para não grudar e ir dourando cada PTS por inteiro. Você pode ir colocando vinagre, shoyu e óleo o quanto julgar necessário (eu coloco umas três ou quatro vezes até ficar bem fritinha, até porque ela seca muito ao longo do processo). Então está pronta para servir! Para dar uma variada e aumentar o sabor, acrescente à essa fritada uma cebola cortada em rodelas.





Caso prefira (se estiver sobrando um tempo maior para o preparo), você pode deixar a PTS (já escorrida e espremida) de molho em uma solução de temperos (como alho, limão, sal, vinagre, cominho, coentro, etc). Ela ficará muito mais saborosa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário