28 de julho de 2010

Salsicha vegetal

.
Por mais que isso não tenha nada a ver, e que a gente não precise disso, tenho mania de adaptar/inventar/arranjar produtos e comidas não-animais que se pareçam com alimentos que comumente contêm carne. Por isso vocês irão se deparar em breve neste blog com coisas como hambúrguer de carne de soja, kibe frito, almôndegas ao molho, recheio de "frango" desfiado, e até linguíça, feita com tripa de celulose e carne de soja cor-de-rosa! Porque vegetariano não passa vontade!

=D

                                               salsicha vegetal Perdigão

Hoje venho dar a dica da salsicha vegetal. Infelizmente não é em qualquer lugar que é encontrada (procure em lojas específicas de produtos naturais ou vegetarianos, ou em mercadões municipais). Conheço duas marcas: a da Superbom e a da Perdigão.


A salsicha vegetal Superbom vem em lata, e é bem parecida com salsicha comum enlatada: no sabor e na aparência (sem aquela pele vermelha de volta).


Já a salsicha vegetal Perdigão é apresentada em embalagem plástica, a vácuo, e vem congelada.


                              salsicha vegetal Superbom

                                      salsicha vegetal Superbom

                                                salsicha vegetal Perdigão


Minha preferência é pela salsicha da Superbom, que é melhor para armazenar, melhor para preparar, e é um pouco mais barata do que a outra. A da Perdigão, por ser congelada, acaba "esfarelando" quando começa a degelar, o que acaba impedindo de colocá-las em algum refogado, por exemplo. Mas dá muito certo pra fazer fritinha, em rodelas. Prefiro a da Superbom também porque é uma empresa de produtos não-animal ("a marca que permanece pura", segundo seu próprio slogan), diferente da Perdigão, que vive de matar frango.


17 comentários:

  1. Concordo. Também gosto desses alimentos "desnecessários", porém "engraçados" (ou curiosos!) e sim, saborosos!
    O meu voto vai também para as salsichas da Superbom. Gosto mesmo é de as saborear assim como saem da lata, passando apenas por água (cheias de conservantes... =P )! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas não possuem conservantes Andreia :) esta escrito na lata

      Excluir
  2. Oi Crala! Já votei na enquete =)
    Menina, eu vi uma receita de hambúrguer vegetariano aqui ó http://goo.gl/CFGF
    Achei lindo o template do seu blog, e sei que a vida corrida num deixa a gente se dedicar tanto quanto gostaria, mas acho que assim é mais gostoso, assim a gente tem que tirar "leite de pedra" e a criatividade rola solta... Bjinhos e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Que máximo!! Não sou vegetariana (nem de longe) mas fico feliz por quem é. Pq salsicha É TUDO DE BÃO!!!
    Adorei o blog, principalmente pq meu apelido é CRALA!

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida, tambem sou assim, mas no momento estou aprendendo.Amei seu Blog, e vou estar sempre de olho.Conto com sua experiencia e inspiração.
    Um grande abraço. Vânia

    ResponderExcluir
  5. Olá gente, vamos mandar uma onda, um maremoto mesmo,
    de mensagens para Perdigão,
    pedindo a salsicha vegetal de volta!
    Saiu da linha de produção em 08 de 2012

    Vamos sugerir em cada site e blog e chat pra gente fazer isso, e a gente consegue!

    Legal seu blog Crala! adorei!

    ResponderExcluir
  6. Amei. Eu só compro salsichas vegetal da marca super bom, mais eu não sabia da existência da salsicha vegetal da perdigão. Vou comprar pra experimentar. Confesso que a da superbom está com um precinho bem puchado.

    ResponderExcluir
  7. não cheguei a comer da Perdigão, mas gosto bastante da Superbom..na churrasqueira fica uma delícia!! =)

    ResponderExcluir
  8. A da Superbom é muito melhor...

    ResponderExcluir
  9. Pra quem é vegetariano por razões éticas, não faz sentido comprar produtos vegetarianos de empresas que vivem de matar animais.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Letícia. Para quem é vegetariano ou vegano, empresas como a Perdigão devem ser banidas.,...agora a pouco em outro site encontrei uma receita caseira vegetariana nada ética....feita com tripas de porco...o povo anda sem noção...

    ResponderExcluir
  11. Já comi dessa salsicha Superbom, e o gosto é PÉSSIMO! Ninguém aqui em casa gostou. Não estava com o prazo de validade vencido, o cheiro era bom, mas o gosto... sem condições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que formidável até que enfim alguém que soube reconhecer isso!Não é possível de acreditar que todos esses comentários dizendo que a salsicha da superbom é gostosa possam ser 100 sinceros! Vamos lá, o sabor é ruim demais! não tem jeito, nem refogado ou molho milagroso algum sequer consegue melhorar o sabor dessas salsichas! A aparência do produto até que é apelativa e dá um faz de conta que é bom, mas é só colocar um pedaço na boca para cair na real que o sabor é ruim mesmo e não dá pra comer!

      Excluir
    2. Realmente. Na minha igreja ninguém gostou. Comprei novamente em casa, fiz de várias formas e temperos, não tem jeito. É muito ruim!!! Ainda esperando uma salsicha que não tenha gosto de papelão.

      Excluir
  12. Ah! Qualé! Eu comi 2 vezes as salsichas vegetais da SuperBm! E é de fato Super bom! (ahusdhau)! Era tão gostoso que acabei com tudo em 1 dia e nem deixei pro meu papi...aiaiai. E a primeira vez ainda eu estava na dieta crua. Saí por causa dessa salsicha! Hum...Uma delícia! Super recomendado. Mas se sua família é carnívora ou simplesmente não esta acostumada a alimentação vegetariana simplesmente o gosto não sera o esperado. Será uma decepção mesmo. A primeira vez que comi tofu, não gostei. Mas eu estava esperando que fosse salgadinho e parecesse com queijo minas pela aparência. Realmente me decepcionei. Depois que me tornei vegeto-ambientalista, ai sim, comecei a comprar mais vezes tofu, temperar com shoyu e tudo mais até que me acostumei e hoje como cru sem tempero nem nada como se fosse pipoca. As vezes é uma questão de preconceito mesmo. O nosso cérebro esta tão acostumado a uma coisa que quando prova outra totalmente diferente, estranha. E este estranhamento é interpretado como algo desgostoso e ruim. Mas as vezes é só uma questão de dar uma 2a chance. A mesma coisa aconteceu comigo em relação ao arroz branco e integral. Hoje não consigo mais comer arroz branco. Sinto que falta algo. E o arroz integral é mais "suculento" que o branco...(E de fato é). A mesma coisa com o levedo de cerveja, achei amargo e azedo mas 1 semana usando comecei achar saboroso e o mesmo com a linhaça e o óleo de linhaça, e os Cds psicodélicos da Björk, e o Nabo e a rúcula e etc...Muitas coisas é só questão mesmo de abrir a mente e dar uma 2a chance....E saber preparar também..rsrsrs (Tem muita gente que fala mal do PTS mas só não sabe como preparar). Sou também contra usar o da marca perdigão...Os caras não estão interessados em dar uma "opção" para vegetarianos e veganos mas apenas ter mais lucro pois saber que esse é um grupo que vem crescendo cada vez mais...sem contar os naturebas que não curtem comer essas carniçarias suspeitas...É melhor o da Superbom cuja empresa é adventista com princípios vegetarianos mesmo...A perdigão é uma exploradora de animais e portanto não merece um mínimo da nossa grana para continuar explorando essas pobres almas discriminadas por sua espécie...Mesmo que seja por um produto voltado para esse público...Nada garante que não tenha insumos animais no meio...Já que vem do mesmo lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, gostei da sua resposta. Eu não sou vegetariana, estamos testando alimentos veganos em casa por conta de doença cardíaca, e comprei essa salsicha hoje. Eu achei ela sem gosto e amarga no final. Cozinhei com tomate e bastante tempero pra ver se pegava algum gosto e perdia o amargor final, mas sem sucesso. Mas esse é o problema: eu fico comparando com a salsicha de troço animal que eu como normalmente, e nunca vai ser igual mesmo. É questão de acostumar o paladar, e depois essa passa a ser mais gostosa que a outra, vamos ver... obrigada pela opinião, valeu.

      Excluir
  13. Hoje sou vegetariana há uns 3 anos. E antes, por quase 30 anos não era vegetariana. Portanto posso falar com propriedade dos dois lados...tendo em vista que já comi de tudo.
    Afirmo: a salsicha vegetal é até melhor do que a normal.
    Deliciosaaaaaaaa. Meus conhecidos que nem são vegetarianos preferem comer a salsicha vegetal. Além de ser muito mais saudável!!
    Quem não conhece, experimente fazer um cachorro quente por exemplo! Adooooooro! Ah..melhor marca: superbom.

    ResponderExcluir