11 de junho de 2010

Brócolis

Dica para deixar o brócolis verdinho, perfeito para serví-lo na forma de salada (vale tanto para brócolis normal quanto para brócolis ninja).


Quebre a ponta dos talos dos buquês de brócolis, desfiando até a parte das flores (quanto mais você tirar dessa membrana externa dos talos ("descascar" os talos), menos fibroso e mais macio vai ficar). Pode parecer óbvio eu dizer isso aqui, mas tenho vários amigos que não curtiam incluir brócolis nos pratos do dia-a-dia justamente por achá-lo duro e fibroso. Mas enfim... Feito isso, lave os buquês, corte no tamanho que achar melhor, e coloque em uma vasilha. Nesse tempo você já colocou água para ferver, que será despejada sobre esse brócolis. Deixe de molho nessa água quente por uns 4 ou 5 minutos, escorra, passe água em temperatura ambiente (ou não!), e está pronto para servir como quiser!



Eu chamo isso de brócolis assustado! "Assustar", segundo minha mãe, seria esse processo de dar uma murchada nos legumes com água quente (salada de repolho assustado é muito bom também!). Mas o nome disso acho que é escaldar, né?


Repare que usamos as folhas para uma farofinha básica, com cebola e cenoura. Mas nada impede de colocarmos as folhas picadas para serem assustadas junto com os buquês.

E uma curiosidade, pra fechar: sabia que o brócolis tem 5 (cinco!) vezes mais cálcio do que o leite? Bão, né!

.

3 comentários:

  1. Gravíssimo erro jogar essa agua fora, vc na verdade jogou fora todos os nutrientes. Comida saborosa e saudável é feita se cozinhando no vapor do líquido que os nutrientes possuem. Refogue cebola e alho e jogue os buquês e as folhas do brocolis cortadas como se fosse couve tudo numa caçarola com tampa vedada em fogo mínimo. Experimente e depois fale como ficou, nenhuma líquido é jogado fora. Com os talos do brocolis picados cozinhe o arroz. Quer mais?

    ResponderExcluir
  2. Quiabo com Berinjela
    Doure cebola e alho, junte tomates picados tempere a gosto e deixe cozinha numa panela vedada com papel toalha e fogo mínimo por uns 10min e reserve. - Pique o quiabo em rodelas e frite no azeite numa panela de inox até eliminar a baba quando adicionar um pouco de agua quente quando deverá juntar a berinjela tambem frita com cebola e alho dourados numa caçarola. Junte ao quiabo e a berinjela o tomate cozido e deixe cozinhar até o quiabo ficar ao dente; sempre na caçarola vedada com papel toalha para não dispersar o aroma. Contem depois se gostaram.

    ResponderExcluir
  3. Cozinhe em panelas de inox sempre com o fogo mínimo (perto de apagar) e também com o mínimo de água, o alimento vai cozinhar assim no vapor da água que se solta. Tampe a panela vedando com papel toalha para não saírem os aromas do que está sendo cozinhado. Tudo cozinha muito rapido e fica muito mais saboroso.

    ResponderExcluir