21 de junho de 2010

Quiche de cebola, umbigo de banana e alho-poró

.
receita testada e aprovada 

 

Meu celular novo veio com um aplicativo de receitas da Knorr (!!!!). Como se não bastasse tocar músicas, tirar fotografias, filmar, mandar mensagens e ver email, chamar, falar, obedecer a comandos de voz, etc etc etc, eles ainda vêm de fábrica com receitas! Essas e outras são um grande lance pra impedir de desgrudarmos de telas e aparelhos conectados 24 hrs por dia, né... Logo vão acionar o micro-ondas sozinho (se ainda não o fazem!). Mas enfim, cortando seco um assunto que poderíamos ir longe, vou contar logo que testei uma dessas receitas do celular: a de miniquiche de cebola, alho-poró e pimenta rosa, mas com uma alteração: coloquei muito umbigo de banana* (conhecido também por coração de bananeira) - herança desses tempos de Ouro Preto -, e não usei pimenta rosa). 


E o aplicativo pro celular (!) : http://www.knorr.com.br/mobile

Eu diminuíria a quantidade do creme de cebola, que deixa o sabor bem forte. Mas mesmo com ele na medida que a receita pede, ficou muito bom (aprovado por Bizzula e Mussula também).
  
 * Prometo que o próximo post será sobre o umbigo de banana!


14 de junho de 2010

dia de feira

Xêpa, fim de fêra   
fome fabricando feras..
Leandro Valquer 





  
Domingo, feira da Barra, Ouro Preto, 6 de junho de 2010.
Fotos para "O Cara Passa".

11 de junho de 2010

Brócolis

Dica para deixar o brócolis verdinho, perfeito para serví-lo na forma de salada (vale tanto para brócolis normal quanto para brócolis ninja).


Quebre a ponta dos talos dos buquês de brócolis, desfiando até a parte das flores (quanto mais você tirar dessa membrana externa dos talos ("descascar" os talos), menos fibroso e mais macio vai ficar). Pode parecer óbvio eu dizer isso aqui, mas tenho vários amigos que não curtiam incluir brócolis nos pratos do dia-a-dia justamente por achá-lo duro e fibroso. Mas enfim... Feito isso, lave os buquês, corte no tamanho que achar melhor, e coloque em uma vasilha. Nesse tempo você já colocou água para ferver, que será despejada sobre esse brócolis. Deixe de molho nessa água quente por uns 4 ou 5 minutos, escorra, passe água em temperatura ambiente (ou não!), e está pronto para servir como quiser!



Eu chamo isso de brócolis assustado! "Assustar", segundo minha mãe, seria esse processo de dar uma murchada nos legumes com água quente (salada de repolho assustado é muito bom também!). Mas o nome disso acho que é escaldar, né?


Repare que usamos as folhas para uma farofinha básica, com cebola e cenoura. Mas nada impede de colocarmos as folhas picadas para serem assustadas junto com os buquês.

E uma curiosidade, pra fechar: sabia que o brócolis tem 5 (cinco!) vezes mais cálcio do que o leite? Bão, né!

.

6 de junho de 2010

Bucha Vegetal Brasileira


aiai...



Vídeo do Sylvio Lanna, cineasta nos anos 70, e que hoje trabalha com este projeto da bucha vegetal brasileira:

Como disse a amiga Laura Tchum, virei "estrela do cinema marginal"!

=P


 

Mas por que isto está neste blog?

Porque, além de se referir aos meus ímãs de geladeira, trata da campanha pela troca da bucha convencional pra lavar louça (aquela amarela e verde), por bucha vegetal, que dá o mesmo efeito na limpeza e é biodegradável (entre outras qualidades). Que tal tentar? Não custa nada...

.